6º Seminário da Faculdade de Dança Angel Vianna
Número 1, Volume 1
Setembro de 2012 - Faculdade Angel Vianna
O VI Seminário da Faculdade de Dança Angel Vianna, aconteceu entre os dias 27 e 29 de setembro de 2012, no Rio de Janeiro, na sede da própria instituição. Em um aconchegante ambiente, estudantes, professores e pesquisadores de todo o Brasil se reuniram para o entrecruzamento de saberes em dança.
Através de mesas, debates e espetáculos, as discussões demonstraram que a dança
enquanto área de conhecimento aponta possibilidades diversas e potentes.
Trabalhos
A Construção Do Gesto E O Processo De Criação Gestual da Peça Fragmentos do Desejo
Da Compagnie Dos À Deux
Carolina Figner
A Interatividade Como Pensamento-Ação
Luiz Thomaz Sarmento
A Leitura De Obras De Dança Contemporânea Num Contexto De Ensino-aprendizagem
Flor Murta
Anatomias Por Meio Da Ótica Da Educação Pelo Movimento: O Entendimento Pode Passar Pelo Corpo,
Proporcionando À Pessoa Uma Experiência De Si Mesma
Vanessa Matos
Angel = Experiência = Arte = Educadora = Vida
Tarcísio Moreira Mendes
Arquivo Vivo: Eu Na Ditadura Militar
Marineide Furtado Campos
Cognição Coreográfica: Uma Introdução Interdisciplinar Sobre O Fazer Dança
Fatima Wachowicz
Coreografismos Clínicos: Contágio E Outramento
Catarina Resende
Corpo/Água/Espaço: A Transitoriedade Fluida Presente Nas Artes Performativas
Mirela Ferraz
Corpo Expressivo, Universidade E Inclusão: Aprendizagens E Desafios
Maria Amália Gimmler Netto
Corpo Imaginado: O Pós-passo Do Fim/Início/Meio
Danilo Silveira
Corpo Infinito
Andréa Rocha, Douglas Resende e Renata Sampaio
Dança, Saúde E Cérebro: Interfaces
Déborah Maia de Lima
Dança: Uma Viagem Pelo Movimento Da História
Karla Gaspar de Oliveira
"Eita, Ixe, Vôts": Uma Experiência Em Composição Coreográfica
Leila Bezerra de Araújo
Notas Sobre Maya Deren E A Coreografia No Cinema
Maurício Barbosa Lima
O Corpo
Brenda Villatoro
O Corpo-Imensidão De Pina Bausch
Ruth Torralba
O "Cuidado De Si" E Subjetividade
Letícia Teixeira
Pode Ser Que Seja Baseado Na Obra Do Prometeu Acorrentado
Carlos Alberto
Raízes E Rizomas: Performance E Memória Do Candomblé
Tatiana Henrique
Reflexões Acerca Do Preparador Corporal No Teatro Pós-Dramático: A Experiência De Preparação
Corporal No Espetáculo "Cavalos E Baias"
Luar Maria
Um Recorte Em Um Fluxo De Coevolução
Maria Everalda Almeida Sampaio
Uma Abordagem Interdisciplinar Para O Balé De Repertório Coppélia No Ensino Da Dança:
Um Estudo De Caso
Ana Clara Buratto
Ficha técnica:
Direção Geral
Angel Vianna
Coordenação de Conteúdo
Hélia Borges
Coordenação de Produção
Simony Abrão
Assistente de Produção
Fabiano Nunes
Coordenação Técnica
André Rumjanek